QUALIDADE & INOVAÇÃO

QUALIDADE

“Seja Bem Vindo” e “ Volte Sempre” - A Gestão da Qualidade como diferencial competitivo na Satisfação e Fidelização de clientes

Apesar de sermos uma empresa com o seu Sistema de Gestão da Qualidade certificado de acordo com a norma NP EN ISO 9001 desde 2004, estamos conscientes de que os mercados estão em constante desenvolvimento e mutação, e a concorrência acontece definitivamente a uma escala global, especialmente no sector da prestação de serviços envolvendo tecnologias.

Para fazer face às crescentes exigências dos clientes, cada vez mais detentores de mais e melhor informação, procuramos responder às suas necessidades de hoje.

O nosso objectivo? Devolver ao Cliente, evidentemente Qualidade, mas não só.

Queremos que obtenha Valor com a aquisição.

Como? Pela inclusão destes dois ingredientes fundamentais, na totalidade de serviços e de produtos comercializados.

Porque o nosso cliente não se satisfaz com menos do que Qualidade, percebendo e reconhecendo além dessa, o Valor do serviço total que prestamos.

Sabemos que um cliente “apenas” satisfeito, não significa que numa próxima oportunidade não ceda a oferta distinta da concorrência. “Porque é mais barato” ou “porque é diferente” …

Queremos os nossos clientes “mais que Satisfeitos”! Satisfação, Qualidade, Fidelização, Valor, são prioridades que estão na base das nossas preocupações organizacionais, não só porque nos mantêm no mercado, mas porque nos mantêm no mercado merecedores da CONFIANÇA do cliente nos reconhece Valor e nos recomenda. É assim desde 1987.

Qualidade significa fazer o que está certo quando ninguém está a olhar. Henry Ford

As Marcas: Fornecedores e Parceiros

O que se deseja num Fornecedor? A resposta é fácil: Tudo. E ao mesmo tempo!

Queremos qualidade elevada, quantidade desejada, prazo de entrega cumprido e menor preço. Assim, temos um Fornecedor.

Mas uma vez tomada a decisão sobre o que comprar, a segunda decisão mais importante refere-se ao fornecedor certo para fazer a compra. Um bom fornecedor é aquele que tem a tecnologia para fabricar o produto na qualidade exigida (ou representa um fabricante/marca com essas características), tem a capacidade de produzir/entregar as quantidades necessárias e pode administrar o seu negócio com eficiência suficiente para ter lucros e ainda assim vender um produto a preços competitivos. Assim temos um Fornecedor Preferencial.

Todavia, o principal ponto a ser considerado na relação de uma empresa com os seus fornecedores é a confiança mútua. Só assim se conseguem relações duradouras e vantajosas para ambas as partes. Mas, a confiança não tem preço. Confiança não se compra. Confiança trabalha-se e conquista-se, é uma relação que leva tempo até ser estabelecida. Assim temos um Parceiro.

Selecção, Qualificação e Avaliação de Fornecedores

Podemos dizer que na Tecnicontrol, o nosso leque de fornecedores potenciais é alargado, são fornecedores criteriosamente seleccionados e periodicamente avaliados quando existem compras realizadas. Esse desempenho é comunicado e as melhorias solicitadas e verificadas.
Mais uma vez, a nossa perspectiva sobre esta questão, é construtiva. Contrariando a prática comum, que apenas alerta os fornecedores quando há algo a corrigir ou a apontar, a Tecnicontrol tem por princípio e por prazer, o acto de também dar os parabéns a todos os fornecedores cuja avaliação tenha sido exemplar.

Isto porque entendemos que o BOM desempenho também deve ser reconhecido. Também deve ser comunicado. Também deve ser festejado.

Os nossos Parceiros e Fornecedores operam de forma semelhante para connosco e também nós contamos neste momento com uma panóplia de certificações e reconhecimentos formais de qualificações e competências com que os nossos Parceiros nos têm distinguido ao longo dos anos. Ver mais

INOVAÇÃO

Porque queremos de facto, proporcionar-lhe a Tecnologia de que necessite para encontrar a sua solução de bem-estar, e uma Inovação efectiva pelo compromisso de que, todos juntos, fazermos por si sempre um pouco mais.

À sua medida. À medida das suas necessidades, nem mais nem menos.

Queremos faze-lo também não só melhor, mas diferente dos demais.

Faze-lo melhor e diferente ao nível tecnológico, técnico, e de relações não só comerciais, mas também profissionais e humanas.

Estamos no seu projecto, ao seu lado, ontem, hoje e sempre, disponíveis 24/7 porque esta é, não só a nossa forma de estar, como, fundamentalmente, é a nossa forma de ser enquanto organização.

A renovada assinatura da Tecnicontrol sublinha o obvio. Tecnologia, evidentemente terá afecta Inovação.
A INOVAÇÃO na Tecnicontrol é trabalho de todos.
Mas será que quando se fala em Inovação, efectivamente há o compromisso de INOVAR?

No mundo dos negócios, ouvimos a palavra INOVAÇÃO a toda a hora, principalmente porque a inovação se relaciona directamente com vantagem competitiva, e isso é o que qualquer organização busca sempre, evidenciando-se essa demanda muito mais ainda, se em tempos difíceis. Onde encontrar essa vantagem competitiva, pode ser a diferença entre permanecer ou perecer.

A maioria das pessoas vê a INOVAÇÃO como um evento raro. A maioria dos empresários entende-se inovador porque introduz melhorias. Mas INOVAR verdadeiramente é muito mais do que isso, dizem os estudiosos da matéria e reiteramos nós. Na realidade, a inovação é um conjunto de pequenos passos que, cumulativamente, conduzem a uma mudança radical de postura de uma organização, tanto internamente como para com o exterior.

Inovação poderá ser, não só mas também, encontrar uma nova maneira de fazer as coisas, todas as coisas, todos os dias.

Assim, concordaremos que, ao fazer melhor que ontem, acabamos por introduzir algo diferente, no conteúdo, na forma, nos recursos.

Assim temos então inovado, desde sempre. Um passo de cada vez, com seriedade e sentido de responsabilidade para com o mercado, para com os parceiros e para com nós próprios.

De forma simples, poderemos identificar quatro tipos de Inovação que reconhecemos, desenvolvemos e cujos resultados, até à data nos enchem de orgulho, e nos indicam que estamos no caminho certo:



englobamos aqui dois tipos de inovação: nos produtos e nos processos através da introdução de um bem ou serviço que é novo ou significativamente melhorado respeitando as suas características ou funcionalidades. Isto inclui melhorias significativas nas especificações técnicas, componentes e materiais, software incorporado, interface com o utilizador ou outras características funcionais.

consiste na implementação de um novo método organizacional na prática do negócio, organização do trabalho ou relações externas. A inovação organizacional pode ter como fim aumentar o desempenho de uma empresa ao reduzir custos administrativos ou de transacção, melhorar as condições no local de trabalho (e, desse modo, a produtividade laboral), adquirir acesso a recursos não taxáveis (como conhecimento descodificado) ou reduzir custos de fornecimento.
As características distintivas de uma inovação organizacional numa empresa consistem na implementação de um método organizacional que não foi utilizado anteriormente pela empresa.

implementação de novos métodos de marketing, envolvendo melhorias significativas no design do produto ou embalagem, preço, distribuição e promoção.
A inovação de marketing tem como finalidade a orientação no sentido das necessidades do consumidor, abrindo novos mercados ou reposicionando no mercado o produto de uma empresa, com o objectivo de aumentar as vendas da empresa.
Fonte: Oslo Manual, 3rd Edition (2005). Guidelines for collecting and interpreting innovation data.



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A TECNICONTROL fez e faz diferente, confira aqui como

- Fomos uma das empresas pioneiras no Algarve na instalação de soluções de comunicações e electricidade, quando o mercado dos anos 80 estava praticamente virgem e só o Operador Incumbente e algumas (muito poucas) Grandes Empresas as forneciam;

- Quando empresas do mesmo ramo, se preocupavam em “tocar todos os instrumentos ao mesmo tempo”, fizemos crescer a estrutura interna e criámos Departamentos especializados por área, criando um desenho organizacional, com uma estrutura funcional especializada e desde logo eficaz;

- Criamos soluções “unidas” por um serviço completo, soluções integradas, desenhadas à medida de cada projecto;

- A nossa cultura empresarial inclui práticas para a formação contínua dos funcionários, favorecendo e privilegiando a conservação dos mesmos (o nosso quadro de pessoal tem em média um tempo de “antiguidade” de 8 anos, sendo que mais de metade dos colaboradores tem mais de 10 anos “de casa”. Esta média é condicionada pelas recentes entradas de um reforço da área comercial e de marketing, seguimento da decisão estratégica de maior proximidade de comunicação adoptada);

- Introduzimos sistemas de gestão para a produção geral, adoptando sistemas de gestão integrada de toda a actividade;

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