TV

A televisão é já quase um serviço de primeira necessidade. Efectivamente, já ninguém hoje em dia a pode dispensar, seja porque é uma fonte privilegiada de informação, seja pela sua capacidade ímpar de entretenimento, comunicação e publicidade.

A sua influência na vida do cidadão comum é já enorme e será cada vez maior à medida que as novas tecnologias permitam que as redes “acelerem”, “compactem” e disponibilizem maiores larguras de banda, convidando à difusão de cada vez mais canais, interactividade e novos serviços públicos e privados.


Do grego “tele” – distante e do latim “visione” – visão, Televisão é um sistema electrónico de transmissão de imagens e som de forma instantânea.

Funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas electromagnéticas e da sua reconversão num aparelho – o televisor.

O televisor recebe as ondas electromagnéticas e, através dos seus componentes electrónicos internos, converte-as novamente em imagem e som.

O uso da televisão aumentou enormemente depois da Segunda Guerra Mundial devido aos avanços tecnológicos surgidos com as necessidades da guerra e aos rendimentos adicionais disponíveis (os televisores na década de 1930 custavam o equivalente a 5300 euros actuais e havia pouca programação disponível).

Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a nossa utilização de cookies. Saber Mais