Conceitos

TERMINOLOGIA

MONO – Em acústica, monaural ou “mono” é o sistema de gravação e reprodução do som em que não é possível perceber as diferentes posições das fontes sonoras, ou seja, todo o som é transmitido por meio de um único canal, é também chamado de “sistema monofónico”.

ESTÉREO – Em acústica, estéreofonia, ou simplesmente estéreo, ou ainda “stereo” em inglês, consiste num sistema de reprodução do áudio que utiliza dois canais de som monaurais distintos (direito e esquerdo) sincronizados no tempo. É o padrão de reprodução encontrado nos CD de música, porém tem vindo a ser substituído no cinema e em algumas gravações musicais pelo áudio multi-canal (5.1/7.1), no entanto, os aparelhos de som de alta-fidelidade ainda usam principalmente a estéreofonia.

DOLBY – É uma marca criada por Ray Dolby, fundador e presidente dos Laboratórios Dolby, uma companhia especializada em compressão e reprodução de áudio. A marca Dolby está associada a duas aplicações diferentes: redução de ruído e som de cinema.

SURROUND – É o conceito que expande a imagem da reprodução de uma dimensão (som monofónico ou estereofónico) para duas ou três dimensões. O Surround traz um ambiente mais realístico de áudio aos sistemas de som de cinemas, teatros, entretenimento em casa, vídeos, jogos de computador e está cada vez mais presente em tudo e em todos os lugares.

Um canal pode ter mais que um altifalante porém só reproduz o som de “um lado” da gravação. Vamos ver as definições dos canais para reprodução a fim de entendermos melhor os sistemas de som:

  • 2.0 – Este tipo de circuito acústico é composto por 2 canais, um direito e um esquerdo, ou seja, a forma mais simples de estéreo que foi “revolucionariamente” apelidada por Dolby Stereo.
  • 3.1 – Este circuito acústico conta com três canais, sendo 2 deles destinados aos canais direito e esquerdo, um para o centro e ainda 1 canal para um subwoofer, que somente reproduzirá os sons mais graves. Este modelo ficou conhecido como Dolby Surround.
  • 5.1 – É o circuito acústico mais utilizado por “home-theaters” e consiste em 5 canais estéreo e 1 para o Subwoofer, sendo, neste caso, utilizados 2 canais para a direita (frente e trás), 2 para a esquerda (frente e trás) e 1 canal central.
  • 7.1 – É o sistema mais moderno, que conta com 7 canais estéreo e 1 para subwoofer, sendo os canais divididos em 3 frontais e 4 traseiros, para dar maior sensação sonora em salas de grande porte (cinema).

Altifalante – é um dispositivo transdutor que converte um sinal eléctrico em ondas sonoras. Os altifalantes são divididos, consoante as suas faixas de frequência de trabalho, em tweeter, mid-range, woofer e subwoofer:

  • Tweeter – é um altifalante de dimensões reduzidas (variando de 0,5" a 3"), usado para reproduzir a faixa de alta frequência (acima dos 5.000 Hz) do espectro audível, ou seja, os sons mais agudos.
  • Mid-range – é um altifalante usado para reproduzir as frequências médias do espectro audível, geralmente entre 300 Hz a 5.000 Hz, conseguem reproduzir a maioria dos instrumentos musicais. Possuem geralmente um tamanho inferior a 8".
  • Woofer – é um altifalante usado para reproduzir frequências graves e médias, geralmente entre 50 a 4500 Hz. Possuem borda rígida e o seu tamanho pode variar de 1.2" a 18".
  • Subwoofer – é um tipo de altifalante usado para reproduzir frequências baixas (sons graves e sub-graves), geralmente abaixo dos 45Hz. Como nesta faixa de frequência o cone precisa de movimentar muito ar, são altifalantes de diâmetro grande e alta excursão do cone (4 a 20mm de amplitude).

dB – Decibel é uma unidade de medida de razões; na acústica, o decibel é usado como uma escala logarítmica da razão da intensidade e pressão sonoras e da sua potência.

Hz – Hertz é a unidade de medida para a frequência ou seja o número de vibrações do ar/duração de uma nota musical. Assim sendo, a cada nota musical corresponde uma duração e está associada uma frequência, cuja unidade é o hertz (Hz).

Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a nossa utilização de cookies. Saber Mais