Estabilizadores de Tensão
Todos os sistemas eléctricos e electrónicos são concebidos e produzidos para funcionar com a máxima eficiência com uma dada tensão de alimentação, designada por tensão nominal de funcionamento.
Por razões várias a tensão da rede de distribuição de energia não permanece constante, manifestando consideráveis flutuações em relação ao valor nominal, o que acarreta para os aparelhos, não só uma perda de eficiência (por vezes até a impossibilidade de funcionamento), mas também um significativo aumento da taxa de avarias.
Os estabilizadores são equipamentos electrónicos responsáveis por corrigir a tensão da rede eléctrica para fornecer aos equipamentos uma alimentação estável e segura, permitindo obter uma tensão estável e protegendo os equipamentos contra a maior parte dos problemas da rede eléctrica.
Tal como as UPS, os estabilizadores de tensão constituem uma mais valia para a protecção de equipamentos eléctricos e electrónicos.
A principal função de um estabilizador é tornar a tensão de saída que alimenta os equipamentos a este ligados, tanto quanto possível, equivalente à rede de alimentação ideal, assegurando que as oscilações na tensão eléctrica de alimentação sejam compensadas e a sua saída mantenha um valor estável, evitando que estas sejam sentidas pelos equipamentos e, dessa forma, se evitem danos nos mesmos.
A grande maioria dos estabilizadores possui também filtros electrónicos cuja finalidade é suprimir ruídos e picos de tensão da rede.

O estabilizador:
- Aumenta a vida útil dos aparelhos;
- Reduz o índice de avarias de equipamentos;
- Mantém a rede eléctrica estabilizada;
- Atenua ruídos, interferências e descargas atmosféricas;
- Protege contra sub-tensões e sobre-tensões da rede eléctrica;
- Actua em casos de sobrecarga e sobreaquecimento;
- Sinaliza eventos da rede eléctrica.
O estabilizador de tensão é uma solução eficiente, de custo moderado, recomendada para aqueles que querem proteger os seus equipamentos (hardware) contra as variações (oscilações) de tensão, picos e ruídos presentes nas redes eléctricas.
Nada mais importante para um equipamento electrónico que uma rede eléctrica estável, filtrada e protegida!