+351 289 860 320 geral@tecnicontrol.pt

O PPCA

O que é um PPCA? 

É um posto particular de comutação automática, posto privado de comutação automática ou simplesmente PPCA, é uma central de comutação telefónica digital que permite interligar redes telefónicas a redes VoIP.

No início dos anos 1990 foram disponibilizados recursos e meios para alterar o funcionamento interno de um PPCA e abriram-se também oportunidades de negócio para os recém-chegados ao mercado dos PPCA de médio porte, uma vez que se reduziram as barreiras à entrada de novos fabricantes.

Funcionalmente, o PPCA executa quatro principais funções de processamento de chamadas:

  • O estabelecimento das ligações (circuitos) entre os telefones de dois utilizadores (por exemplo: encaminhando um número marcado para um telefone físico);
  • A manutenção das ligações enquanto os utilizadores delas necessitam, ou seja, manutenção dos canais de voz entre os utilizadores;
  • O desligamento das ligações a pedido dos utilizadores;
  • O fornecimento de informações para efeitos de tarifação.

Além dessas funções básicas, os PPCA oferecem muitas outras funcionalidades e capacidades telefónicas, com os diferentes fabricantes a apresentar diferentes e mais características num esforço para diferenciar os seus produtos.

As funcionalidades mais comuns encontradas nos PPCA incluem, entre outras (diferentes fabricantes podem ter nomes diferentes para cada recurso):

Para ligação de extensões num PPCA estão incluídas, entre outras, as seguintes interfaces:

Para ligação de dois ou mais PPCA entre si estão incluídos, entre outros, os seguintes protocolos:

Para ligação de linhas de rede a um PPCA estão incluídas, entre outras, as seguintes interfaces:

Para a recolha de dados de um PPCA estão incluídas, entre outras, as seguintes interfaces:

Scroll Up